Longe dos grandes centros urbanos: o expurgo do não-eu e o uso da pretensa credibilidade do jornalismo em blogs, microblogs e redes sociais digitais

Autores

  • Patricia Rakel de Castro Sena Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-9208-1693
  • Rômulo Magnus de Castro Sena Universidade Estadual de Campinas
  • Ricardo Barbosa Fernandes de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Heitor Costa Lima da Rocha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p83-110

Palavras-chave:

Discurso, Política, Jornalismo Online, Expurgo do não-eu

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica de discurso sobre as matérias que se pretendem jornalísticas, porque pretendem a credibilidade de carregar em suas publicações o estatuto da verdade, em plataformas digitais e online e que midiatizam regiões interiorana do Brasil, mas especificamente no sertão Potiguar. Este estudo busca categorizar os discursos e analisá-los levando em consideração uma característica recorrente nas eleições político-partidárias: o “expurgo do não-eu”, o que se distingue de mim ideologicamente nas práticas sociais políticas, feito não só por candidatos políticos quanto pelos jornalistas ou donos dos meios de comunicação/perfis em plataformas digitais online.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Rakel de Castro Sena, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o curso Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior / Portugal (Convênio N° 13-2016 UFPE) e com sanduíche (PDSE) também na Universidade da Beira Interior / Portugal, Bolsista Capes - Proc. nº BEX 99999.008304/2014-09; mestre em Estudos de Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia - PPgEM, da Universidade Federal
    do Rio Grande do Norte UFRN, com bolsa sanduíche PROCAD na UFRJ e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UFRN. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) da UFMA, coordenadora da linha de pesquisa "Mídia e Democracia - MID" (do Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação - NEEC) e desenvolve pesquisas nas áreas de Jornalismo online, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política, Teoria Crítica, Teorias do Jornalismo e Análise de Discurso.

  • Rômulo Magnus de Castro Sena, Universidade Estadual de Campinas

    Bacharel em Enfermagem pela FCM-CG (2010), Mestre em Psicologia pela UFRN (2015), e Doutorando em Ciências Médicas, na área de concentração em Saúde Mental, pela UNICAMP

  • Ricardo Barbosa Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

  • Heitor Costa Lima da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade da Beira Interior/Covilhã/Portugal (2015). Professor associado do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

CANAVILHAS, João. Jornalismo e Convergência: permanente renovação. In: ERC - Digital Media Portugal. 2015, p. 27-34.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DIJK, Teun A. van. Como a Rede Globo manipulou o impeachment da presidente do Brasil, Dilma Rousseff. São Paulo: Carta Maior, 2016. Disponível em: <http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/Como-a-Rede-Globo-manipulou-o-impeachment-da-presidente-do-Brasil-Dilma-Rousseff/12/37490>. Acesso em: 21 dez. 2016.

DIJK, Teun A. van. Discurso e poder. Tradução: Judith Hoffnagel, Ana R. Vieira, Leonardo Mozdzenski, Benedito Gomes Bezerra, Rodrigo Castro e Karina Falcone. São Paulo: Contexto, 2010.

DIJK, Teun A. van. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução: Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.

DIJK, Teun A. van. What is Political Discourse Analysis? Key-note address Congress Political Linguistics. Antwerp, 1995. In: BLOMMAERT, Jan; BULCAEN, Chris (Orgs.). Political linguistics. Amsterdam: Benjamins, 1997, p. 11-52. Disponível em: <http://discourses.org/OldArticles/What%20is%20Political%20Discourse%20Analysis.pdf>. Acesso em: 11 de maio de 2020.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. Londres: British Library Cataloguing in Publication Data, 1989.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3 ed. Porto Alegre: Globo, 2001.

GILL, Rosalind. Análise de Discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web. In.: MACHADO, Elias; PALÁCIOS, Marcos (Org). Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Edições GJOL, 2003.

SENA, Patrícia Rakel de Castro. O sertão potiguar comunica: midiatização e práticas sociais. Ou como a recepção da pauta política se desdobra em práticas sociais em Pau dos Ferros. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

SERRA, Joaquim Paulo. Informação e sentido: o estatuto epistemológico da informação. Covilhã/Portugal: Editora da Universidade da Beira Interior, Livros Labcom, 2003.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação. In: COHN, Gabriel (Org. da Coletânea: Grandes Cientistas Sociais). Max Weber: sociologia. Tradução Amélia Cohn e Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 1982.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Vol. 2. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; Revisão técnica de Gabriel Cohn. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Longe dos grandes centros urbanos: o expurgo do não-eu e o uso da pretensa credibilidade do jornalismo em blogs, microblogs e redes sociais digitais. (2022). Revista Alterjor, 25(1), 83-110. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p83-110