Podcast no Brasil: disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126

Palavras-chave:

Big Tech, ideologia, mídia hegemônica, podcast, radiodifusão

Resumo

O artigo discute como o podcast no Brasil ganha contornos próprios a partir da segunda década dos anos 2000 e se transforma em meio para consumo em massa. De produto midiático alternativo e com produção de baixo custo, o podcast passa a integrar a estratégia de importantes players no mercado da comunicação. Por meio de pesquisas de mercado e de estudos acadêmicos como de Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) e Ortriwano (1985) demonstra-se que parte dos podcasts produzidos se submete à lógica dos grupos hegemônicos da radiodifusão ou de produtoras de áudio e websites já consolidados. Questiona-se: estariam os podcasts mais ouvidos ganhando características típicas dos grupos dominantes e provocando a homogeneização de temáticas, de formatos e da ideologia? Considera-se a possibilidade de surgirem diferentes e criativos modelos de produção e de distribuição de podcasts.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Cardoso, Universidade Anhembi-Morumbi

    Docente do curso de Pós-Graduação da Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo. É mestre em Comunicação e membro dos grupos de pesquisa: Comunicação e Cultura do Ouvir, Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor) e Comunicação e Esporte (Intercom). Trabalhou como jornalista em veículos como O Estado de S. Paulo e Rádios América, Bandeirantes, Capital e Eldorado, em São Paulo  Contato: cardoso_marcelo@uol.com.br.

     

  • Lenise Villaça, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

    Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora visitante na State University of New York (SUNY), Albany, NY (EUA). Professora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq: Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor - ECA-USP), Rádio e Mídia Sonora (Intercom) e Núcleo de Estudos de História da Cultura, Sociedades e Mídias (HCSM-Mackenzie)

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Publicado

2022-02-17

Como Citar

Podcast no Brasil: disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder?. (2022). Revista Alterjor, 25(1), 111-126. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126