Sistema Eletrônico de Informações: uma análise sob a perspectiva da Lei de Acesso à Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p48-73

Palavras-chave:

Sistema Eletrônico de Informações, Lei de Acesso à Informação, Segurança da informação, Governo eletrônico, Transformação digital

Resumo

 O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão de documentos eletrônicos que tem como objetivo fornecer às instituições públicas melhoria nos serviços e na eficiência administrativa. Do mesmo modo, a Lei de Acesso à Informação dispõe de mecanismos de melhoria da gestão pública seja a ampliação da transparência pública, por meio do pedido de acesso à informação, como também a proteção das informações do Estado, por meio da classificação das informações. O governo brasileiro tem avançado na implementação de medidas de transformação digital. Desta feita, essa pesquisa visa analisar se o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) pode ser considerado um sistema seguro de acordo com os preceitos da Lei de Acesso à Informação. O objetivo deste artigo é, portanto, analisar a conformidade das características do SEI com os aspectos de segurança da informação apresentados na LAI. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória com base em estudos bibliográficos, bem como, análise documental das informações disponibilizadas na Cartilha do SEI e na própria legislação que trata dessa temática. Através do processo de pesquisa realizado, foi constatado que a utilização do SEI nas instituições públicas tem se apresentado de grande valia por tornar melhor a gestão administrativa de documentos, promovendo maior comunicação entre o Poder Público e o cidadão. Contudo, no que tange à Segurança da Informação conforme preconizado pela LAI, o sistema ainda apresenta deficiência por não disponibilizar funcionalidades que possibilite o trâmite seguro de informações classificadas.

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Biografia do Autor

  • Dyana Batista de Lima, Universidade Católica de Brasília

    Pós-Graduada em Governança de Tecnologia da Informação pela PUC Minas (2016) e Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (2009). Sou aluna de Mestrado do curso de Governança, Tecnologia e Inovação, da Universidade Católica de Brasília. Atualmente exerço a função de Assistente Militar no Centro de Comunicação Social da Marinha. Minha última experiência profissional foi no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, onde exerci a função de Assistente Militar no Departamento de Segurança da Informação e tive a oportunidade de exercer tarefas de assessoria quanto a negociações para acordos de troca e proteção mútua de informação classificada entre o Brasil e outros países. Na ocasião, pude desenvolver habilidades relacionadas à Segurança da Informação alinhada a diplomacia e representação, por meio de participação em fóruns internacionais sob coordenação da Organização dos Estados Americanos, OCDE. entre outros. Todas as minhas experiências tem me trazido grande realização pessoal e profissional. Busco, no momento, me aperfeiçoar por meio da elaboração da dissertação de Mestrado, de modo que tenha aplicabilidade e obedeça todos os critérios de um excelente trabalho de pesquisa.

  • Thiago Luiz Rosa Sávio Costa, Universidade Católica de Brasília

    Thiago Luiz Rosa Sávio Costa é Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2016) e Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) (2008). Atualmente é Coordenador de Estratégia Corporativa, Arquitetura Empresarial e Governança de Informação e Tecnologia (I&T) na Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX), onde aplica os conceitos da pesquisa em Estratégia Digital, Capacidades Dinâmicas, Ambidestria, Governança de I&T, Arquitetura Empresarial e Modelos de Negócio elaborados na dissertação de Mestrado. As experiências prática e acadêmica aplicadas a um caso concreto têm oportunizado o desenvolvimento de habilidades em gerenciamento de programas e projetos, gestão de mudanças e resolução de conflitos.

  • Ana Paula Bernardi da Silva, Universidade Católica de Brasília

    A pesquisadora atua na área de governança e gestão pública em tempos de transformação digital e na área de educação e mentoria. Suas temáticas de interesse são: (1) governança de TIC e corporativa (direcionamento, avaliação e monitoramento de estratégias organizacionais) para otimizar recursos e gerar valor; (2) desenvolvimento de capacidades dinâmicas e capacidades digitais ;(3) governança de cidades inteligentes e sustentáveis. Com formação na área de exatas (graduação e mestrado) concluiu seu doutoramento em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (UnB) em 2015 onde desenvolveu um sistema inteligente para a área da saúde. Ingressou em 2016 como professora permanente do agora Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação onde ampliou suas pesquisas para a área de negócios e organizações. Na linha de Governança e Inovação atua investigando como o uso das TICs e seus sistemas viabilizam a geração de valor, principalmente o valor público. Tem certificação em COBIT 5, pela ISACA. Ministra aulas no mestrado em Gestão e Governança na Transformação Digital e Governança na Administração Pública e Privada. 

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Sistema Eletrônico de Informações: uma análise sob a perspectiva da Lei de Acesso à Informação. (2023). Revista Alterjor, 27(1), 48-73. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p48-73