El lenguaje visual de los diarios españoles sobre las elecciones brasileñas de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p03-16

Palavras-chave:

elecciones en Brasil, lenguaje visual, maqueta, fotografía en prensa, infografías, imágenes en portada

Resumo

Este artigo aborda a análise realizada pelos autores no contexto temporal das eleições brasileiras de 2022 realizadas em outubro. Cujos dois candidatos, Lula da Silva, representante do Partido dos Trabalhadores (PT) e Jair Bolsonaro, representante do Partido Liberal (PL), apresentaram campanha acirrada com resultado de percentual estreito entre os dois candidatos. Para um país como o Brasil, essas eleições foram decisivas para determinar o estado do governo brasileiro em uma forte convulsão social e econômica. A razão disso é que nossa análise foi pertinente neste caso, e também por ter sido realizada durante um pós-doutorado na ECA (Escola de Comunicação e Artes) da Universidade de São Paulo. Com esse objetivo, os autores propuseram uma investigação de análise da linguagem visual da campanha eleitoral brasileira de 2022 a partir de diferentes abordagens jornalísticas por países: espanhol e brasileiro. Razão pela qual, para esta investigação em particular, vamos nos concentrar no espanhol. O objetivo desta análise foi coletar amostras de diferentes meios de comunicação espanhóis, como El País, ABC, La Vanguardia e 20Minutos. A metodologia de análise implementada tem sido quantitativa, tendo como referência especial os jornais em papel por oposição aos digitais. Como resultado, neste contexto analítico quantitativo, extraímos uma série de conclusões que serão detalhadas no final deste artigo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guillermina Franco Alvarez, Universidad Carlos III de Madrid

    Profesora Asociada de Universidad Carlos III de Madrid (Departamento de Comunicación). Doctora en Investigación en Medios de Comunicación.

  • David Garcia Martul, Universidad Rey Juan Carlos

    Professor de Design Jornalístico na Universidade Rey Juan Carlos de Madrid. Doutor em Documentação. Possui 40 publicações entre livros, capítulos de livros e revistas. Conta ainda com 42 comunicações publicadas nos respectivos anais do congresso. Realizou estadias de pesquisa em Guadalajara (México), Université Cheik Anta Diop (Senegal), University of Brighton (Reino Unido), Escola de Jornalismo e Estudos Culturais da Universidade de Cardiff (Reino Unido). Dirigiu projetos para a Agência Espanhola de Cooperação e fez parte de inúmeros projetos de pesquisa na Espanha e na União Européia.

Referências

Armentia Vizuete, I. y Marín Murillo, F. (2020). El diseño de los diarios españoles en el crepúsculo de la prensa. Index Comunicación, 10 (3), 121-127. http://bit.ly/3UIajbg

Berger, J. (2017). Para entender uma fotografía. Companhia das Letras.

Castells, M. (2013). Communication Power. Oxford University Press.

Chomsky, N. (2013). Mídia: propaganda política e manipulação. MartinsFontes.

Dijk, T. van. (2013). Sociedad y Discurso: cómo influyen los contextos sociales sobre el texto y la conversación. Gedisa.

Franco Álvarez, M.G. (2005). La infografía periodística. Anroart.

González Díez, L. y Pérez Cuadrado, P. (2001). Principios básicos sobre diseño periodístico. Editorial Universitas.

Igartua, J.J (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Bosch.

Lippmann, W. (2007). Public Opinion. FQ Classics.

Lorite García, N. (2011). Cómo representa la televisión informativa a la inmigración subsahariana y transmite estereotipos negativos. En G. Franco Álvarez y D. García-Martul (Eds.). Mujer, educación y migraciones en África (pp.61-80). Dykinson.

Rinaldi Nunes, M. (2014). Jornalismo político e visualização da informação: Um estudo da editoria de poder do jornal Folha de S.Paulo. [Dissertação de Mestrado. UFSC]. Repositorio institucional de UFSC.

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128985

Scolari, C. (2008). Hipermediaciones. Elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Gedisa.

Sontag, S. (2011a). Sobre la fotografía. Penguin Random House.

Sontag, S. (2011b). Ante el dolor de los demás. Penguin Random House.

Teixeira, T. (2010). Infografía e Jornalismo: conceitos, análises e perspectivas.EDUFBA

Wolton, D. (2010). Informar no es comunicar: contra la ideología tecnológica. Gedisa.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

El lenguaje visual de los diarios españoles sobre las elecciones brasileñas de 2022. (2023). Revista Alterjor, 27(1), 03-16. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p03-16