Jovens Publicitários: alternativas de mídia e de trabalho

Autores

  • Maria Berenice da Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Publicidade, jornal, Nosso Bairro em Pauta

Resumo

Estudo sobre a experiência de jovens publicitários junto ao projeto de extensão Nosso Bairro em Pauta, do Centro Universitário Feevale, no sul do Brasil, entre os anos de 2005-2008. O processo de criação e inserção de anúncios na Folha Martin Pilger, jornal comunitário, é apresentado como uma das alternativas de trabalho para os estudantes, pois capaz de identificar e estimular a atividade empreendedora. Interessa-nos refletir, produzir conhecimento e apontar outras direções para o trabalho dos que ingressam nos cursos de Publicidade e Propaganda. Nossa hipótese é de que esta prática de ensino e de extensão seria embrionária para muitas carreiras, questão discutida com um grupo de publicitários que passaram pela Agência Experimental de Comunicação. A metodologia segue o Pensamento Complexo, proposto por Edgar Morin, que orienta o pensar junto, a ligar questões diferentes da realidade social; consultamos autores do campo da publicidade, as propostas e os artigos produzidos sobre o Projeto. Como técnicas de pesquisa, além das buscas ao acervo dos jornais, realizamos duas entrevistas em grupo, material analisado de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo e de Discurso

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Berenice da Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora em Comunicação Social, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, colaboradora da pesquisa SCHMIDT, Saraí. O jovem da comunidade tem atitude? Um estudo sobre mídia alternativa, identidade e cultura jovem global. Novo Hamburgo, Feevale/ CNPq, 2007. Renato Nunes Cauduro e Cândida Hansen, bolsistas de Iniciação Científica do Centro Universitário Feevale, auxiliaram na transcrição das entrevistas

Downloads

Publicado

2012-09-07

Como Citar

Jovens Publicitários: alternativas de mídia e de trabalho. (2012). Revista Alterjor, 1(1), 1-16. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88192