O "Dizer" e o "Como Dizer": um estudo sobre a relação forma/conteúdo no manual de radiojornalismo Jovem Pan

  • Lourival da Cruz Galvão Junior Universidade de Taubaté
Palavras-chave: Radiojornalismo, Linguagem, Forma e Conteúdo, Manual de Redação Radiofônica

Resumo

Este trabalho busca compreender o estabelecimento da relação entre “conteúdo” e “forma” no “Manual de Radiojornalismo Jovem Pan” (PORCHAT, 1993). Para tanto, recorre-se à Bakhtin (1992), que considera como indissociáveis os elementos citados. Após criterioso exame empreendido na obra, observou-se, porém, um considerável desequilíbrio na relação entre “conteúdo” e “forma”, com predomínio incontestável do último elemento. Tal condição revelou-se oriunda da permanente e rígida padronização dos processos de produção dos conteúdos noticiosos, que assumem posição meramente complementar ou adjetiva, às avessas de serem prioritários ou, no mínimo, equivalentes à forma

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Biografia do Autor

Lourival da Cruz Galvão Junior, Universidade de Taubaté
Professor de Radiojornalismo na Universidade de Taubaté (UNITAU), jornalista e mestre em Linguística Aplicada formado pela instituição
Publicado
2012-09-07
Como Citar
Galvão Junior, L. (2012). O "Dizer" e o "Como Dizer": um estudo sobre a relação forma/conteúdo no manual de radiojornalismo Jovem Pan. Revista Alterjor, 2(2), 1-13. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88204