Radiojornalismo Ambiental: fragmentos educomunicativos

Autores

  • Rubia Guimarães Piancastelli Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

Palavras-chave:

Radiojornalismo, Meio Ambiente, Educação, Educomunicação, Cidadania

Resumo

O artigo apresenta a perspectiva da dissertação em desenvolvimento na ECA/USP – “Radiojornalismo ambiental: fragmentos educomunicativos”. Por meio de uma análise do conteúdo ambiental dos programas radiojornalísticos de quatro emissoras educativas (duas em São Paulo e duas em Minas Gerais), embasada pelavisão de educomunicação proposta nos anos 70 pelo argentino Mário Kaplún, os estudos preliminares da dissertação conceituam elementos do radiojornalismo e do jornalismo ambiental, situando o leitor em duas áreas fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. Em especial, são apresentados os conceitos de função educativa e orientadora do jornalismo, partindo da necessidade do exercício das mesmas no contexto de emissoras educativas no país

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubia Guimarães Piancastelli, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes
    Mestranda em Ciências da Comunicação (USP). Especialista em m Imagens e Culturas Midiáticas pela (UFMG)

Downloads

Publicado

2012-09-07

Como Citar

Radiojornalismo Ambiental: fragmentos educomunicativos. (2012). Revista Alterjor, 2(2), 1-14. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88207