A Radiorreportagem: o universo sonoro da cidade de São Paulo

  • Nara Lya Simões Caetano Cabral Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Palavras-chave: Universo sonoro, Radiorreportagem, Cultura paulistana

Resumo

Este trabalho de iniciação científica compreende o processo de reconstrução do universo sonoro da cidade de São Paulo por meio da radiorreportagem. Foram escolhidos, como temas de narrativas jornalísticas, três importantes locais relacionados à cultura e à história paulistana: a Faculdade de Direito da USP, situada no Largo São Francisco, o Mercado Municipal de São Paulo (conhecido como “Mercadão”) e a Catedral Metropolitana da Sé. A pesquisa analisa o espaço radiofônico pela presença do repórter no local, característica intrínseca à cobertura jornalística, sendo o comunicador o principal responsável por tornar o relato mais “vivo”, mais próximo do ouvinte e com maior carga informativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Lya Simões Caetano Cabral, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bolsista da FAPESP.
Publicado
2012-09-07
Como Citar
Cabral, N. (2012). A Radiorreportagem: o universo sonoro da cidade de São Paulo. Revista Alterjor, 2(2), 1-138. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88215
Seção
Relatórios de Pesquisa