A Radiorreportagem: o universo sonoro da cidade de São Paulo

Autores

  • Nara Lya Simões Caetano Cabral Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Palavras-chave:

Universo sonoro, Radiorreportagem, Cultura paulistana

Resumo

Este trabalho de iniciação científica compreende o processo de reconstrução do universo sonoro da cidade de São Paulo por meio da radiorreportagem. Foram escolhidos, como temas de narrativas jornalísticas, três importantes locais relacionados à cultura e à história paulistana: a Faculdade de Direito da USP, situada no Largo São Francisco, o Mercado Municipal de São Paulo (conhecido como “Mercadão”) e a Catedral Metropolitana da Sé. A pesquisa analisa o espaço radiofônico pela presença do repórter no local, característica intrínseca à cobertura jornalística, sendo o comunicador o principal responsável por tornar o relato mais “vivo”, mais próximo do ouvinte e com maior carga informativa.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nara Lya Simões Caetano Cabral, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bolsista da FAPESP.

Downloads

Publicado

2012-09-07

Edição

Seção

Relatórios de Pesquisa

Como Citar

A Radiorreportagem: o universo sonoro da cidade de São Paulo. (2012). Revista Alterjor, 2(2), 1-138. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88215