Mídia Regional/Local e Comunidade: o cotidiano escolar nas páginas dos jornais de bairro paulistanos

Autores

  • Gleice De Divitiis Rosa Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, Mídia local, Jornais de bairro, São Paulo, Integração escola e comunidade local

Resumo

A globalização trouxe mudanças significativas para a sociedade do século XXI. O encurtamento “virtual” das distâncias, no entanto, fez com que a preocupação pelos acontecimentos locais fosse evidenciada. Nesse contexto, a mídia local exerce uma importante função informativa aos cidadãos residentes em uma determinada região. Por sua vez, a instituição escolar (pública e/ou privada) gera em seu cotidiano projetos, eventos, trocas culturais, além de outras atitudes merecedoras do conhecimento da população em que o estabelecimento está inserido. No município de São Paulo, os jornais de bairros (distribuídos, em sua maioria, gratuitamente), são os principais veículos de comunicação local onde o cotidiano escolar é difundido. Diante dessa conjuntura, o presente trabalho terá como objetivo investigar o papel da mídia local paulistana (em especial, os jornais de bairro) na disseminação dos fatos ocorridos na escola e, consequentemente, na integração entre instituição escolar e comunidade

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gleice De Divitiis Rosa, Universidade de Sorocaba
    Licenciada em Letras; especialista em Psicopedagogia; mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba.

Downloads

Publicado

2012-09-09

Como Citar

Mídia Regional/Local e Comunidade: o cotidiano escolar nas páginas dos jornais de bairro paulistanos. (2012). Revista Alterjor, 3(1), 1-11. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88227