Rádio Comunitária: Ouvintes e Usuários

Autores

  • Caetano Cury Nardi Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Palavras-chave:

Rádio Comunitária, Radiojornalismo, Pluralidade, Interatividade

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre os desafios da realização de uma programação democrática em rádios comunitárias. O objeto deste estudo de caso é um programa jornalístico da Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé-MG. O artigo apresenta em seu referencial teórico a conceituação do rádio como veículo dialógico. Posteriormente, narra os processos de implantação e execução do programa e mostra a visão dos atores envolvidos sobre a importância da diversidade de vozes no radiojornalismo. A ideia de rádio democrática está vinculada diretamente com a prática da cidadania e o seu bom funcionamento depende da compreensão do significado da pluralidade.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caetano Cury Nardi, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Publicitário; coordenador e apresentador da Rádio Comunitária 87 FM de Guaxupé de 2004 a 2011. Aluno especial da disciplina Diálogos Radiojornalisticos do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-09-21

Como Citar

Nardi, C. C. (2012). Rádio Comunitária: Ouvintes e Usuários. Revista Alterjor, 6(2), 1-15. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88262

Edição

Seção

Especial 90 anos do Rádio no Brasil