O potencial da comunicação como instrumento de estímulo à educação ambiental no interior do Estado de São Paulo

Autores

  • Rodrigo Carvalho da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Comunicação, Sustentabilidade, Educação, Meio ambiente

Resumo

O trabalho aponta o potencial dos meios de comunicação como ferramenta para o estímulo à educação ambiental na região de Bauru, interior do Estado de São Paulo. Para tanto, apresentamos um exemplo de prática comunicacional voltada à valorização do meio ambiente e com os objetivos de promover a discussão dos problemas ecológicos atuais, estimular a participação da sociedade em atividades que beneficiem o planeta e propagar ideias sobre conservação da natureza e desenvolvimento sustentável. Os meios de comunicação possuem grande poder na formação da opinião e pensamento social e, portanto, deveriam ser melhor aproveitados para fins educacionais. Embora seja fundamental a atuação da escola de maneira interdisciplinar na abordagem do meio ambiente, projetos de educação não-formal, que envolvam comunicação e educação, assim como proposto neste trabalho, possuem grande importância como complementos para a educação formal

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Biografia do Autor

Rodrigo Carvalho da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestrando em Comunicação Midiática (Unesp). Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (Unesp)

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Publicado

2012-09-21

Como Citar

Silva, R. C. da. (2012). O potencial da comunicação como instrumento de estímulo à educação ambiental no interior do Estado de São Paulo. Revista Alterjor, 6(2), 1-15. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88272