Os casos Lance Armstrong e Oscar Pistorius: a construção (e desconstrução) da identidade através da imagem fotográfica

Autores

  • Deysi Cioccari Faculdade Cásper Libero

Palavras-chave:

Fotojornalismo, Imagem, Identidade, Narrativas

Resumo

Este artigo analisa as fotografias do jornal Folha de São Paulo, de junho de 2012 à janeiro de 2013, espaço de tempo em que as denúncias sobre doping do ciclista americano Lance Armstrong foram feitas e, posteriormente, confirmadas por ele. Também foram avaliadas as fotografias do jornal Cape Times, da África do Sul, no período de 14 de fevereiro à 22 de fevereiro de 2013, período em que o velocista Oscar Pistorius foi envolvido num caso de assassinato e teve seu pedido de fiança julgado. O objetivo deste trabalho é verificar o papel ideológico das imagens fotográficas na construção da mensagem a partir da teoria de segunda realidade, de Boris Kossoy. Pretendemos desenvolver a ideia de que a realidade é filtrada e traduzida pela elaboração de imagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deysi Cioccari, Faculdade Cásper Libero
    Mestranda em Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento. Membro do grupo de pesquisa Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo. Membro da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Os casos Lance Armstrong e Oscar Pistorius: a construção (e desconstrução) da identidade através da imagem fotográfica. (2013). Revista Alterjor, 7(1), 1-19. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88276