Rádio Auri Verde: Ondas de uma história

Autores

  • Kelly De Conti Rodrigues Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Ana Carolina Costa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Natã Crivari Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Otávio César Frabetti Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Maria Cristina Gobbi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Palavras-chave:

Rádio, Bauru, História da Comunicação, Rádio Auri Verde, Jornalismo

Resumo

Este estudo busca analisar os vínculos jornalísticos do rádio com a cidade de Bauru, situada na região central do Estado de São Paulo. Para isso, buscou-se contextualizar a evolução histórica do município com o desenvolvimento desse veículo de comunicação. Dessa forma, nota-se a importância de Bauru na história do rádio brasileiro e, em contrapartida, do próprio rádio no avanço e no desenvolvimento da cidade. Desde a primeira emissora instalada no município, a Bauru Rádio Clube (também conhecida pelo prefixo PRG-8), verifica-se que houve tentativas de buscar a proximidade com o público ouvinte. Como forma de embasar essas afirmações, realizou-se um estudo do caso da rádio Jovem Auri Verde, que transmite em amplitude modulada (AM)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kelly De Conti Rodrigues, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
    Acadêmica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e integrante do Departamento de Jornalismo da Rádio Unesp FM, onde trabalha com a produção de conteúdo cultural, científico e educativo.
  • Ana Carolina Costa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
    Graduanda do curso de Comunicação Social – Hab. em Jornalismo na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Natã Crivari, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
    Graduando do curso de Comunicação Social – Hab. em Jornalismo na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Otávio César Frabetti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
    Graduando do curso de Comunicação Social – Hab. em Jornalismo na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
  • Maria Cristina Gobbi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
    Orientadora deste trabalho. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Vice-coordenadora do Programa Pós-Graduação em Televisão Digital da Unesp e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Graduação da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar