Notícias

Bugs da versão 3.5 do Open Journal Systems

16-02-2026

Durante o mês de janeiro, foi realizada uma atualização da versão 3.4 para a 3.5 do Open Journal System. Junto com a esperada exportação de metadados no formato XML JATS, avisamos os leitores sobre os seguintes bugs (erros de software) no OJS 3.5:

  • Indicação de um cadeado no arquivo completo da edição com todos os artigos. Resolução: clicar no PDF assim mesmo e o arquivo deverá abrir normalmente sem exigir autenticação. O acesso continua livre apesar do ícone do cadeado;
  • PDFs não abrem diretamente no navegador: um problema com o plugin PDF.js do OJS 3.5 retorna uma página em branco e não carrega devidamente o conteúdo. Solução temporária: clicar no botão de PDF, fazer o download e abrir o arquivo baixado em um leitor de PDF ou pelo navegador no menu: Arquivo --> Abrir arquivo - e escolher o arquivo PDF.

Assim que as correções do Open Journal System forem instaladas pela equipe do Portal de Revistas USP, o visualizador integrado de PDF será novamente ativado bem como o ícone de cadeado em arquivo de acesso aberto não será mostrado de forma incorreta

Saiba mais sobre Bugs da versão 3.5 do Open Journal Systems

Edição Atual

v. 32 n. 2 (2025): Jornalismo Popular e Alternativo
					Visualizar v. 32 n. 2 (2025): Jornalismo Popular e Alternativo

Confira as novidades desta edição de Alterjor, com destaque ao Jornalismo Alternativo e à cobertura esportiva: um bom pedido para uma boa leitura.

Publicado: 31-08-2025

Edição completa

Ver Todas as Edições

A revista Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. O primeiro termo se define pelas práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular. Com isso, Alterjor convida o leitor a pensar sobre a viabilidade da democratização da comunicação para todos os segmentos da sociedade.