O "Dizer" e o "Como Dizer": um estudo sobre a relação forma/conteúdo no manual de radiojornalismo Jovem Pan

Autores

  • Lourival da Cruz Galvão Junior Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Radiojornalismo, Linguagem, Forma e Conteúdo, Manual de Redação Radiofônica

Resumo

Este trabalho busca compreender o estabelecimento da relação entre “conteúdo” e “forma” no “Manual de Radiojornalismo Jovem Pan” (PORCHAT, 1993). Para tanto, recorre-se à Bakhtin (1992), que considera como indissociáveis os elementos citados. Após criterioso exame empreendido na obra, observou-se, porém, um considerável desequilíbrio na relação entre “conteúdo” e “forma”, com predomínio incontestável do último elemento. Tal condição revelou-se oriunda da permanente e rígida padronização dos processos de produção dos conteúdos noticiosos, que assumem posição meramente complementar ou adjetiva, às avessas de serem prioritários ou, no mínimo, equivalentes à forma

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lourival da Cruz Galvão Junior, Universidade de Taubaté
    Professor de Radiojornalismo na Universidade de Taubaté (UNITAU), jornalista e mestre em Linguística Aplicada formado pela instituição

Downloads

Publicado

2012-09-07

Como Citar

O "Dizer" e o "Como Dizer": um estudo sobre a relação forma/conteúdo no manual de radiojornalismo Jovem Pan. (2012). Revista Alterjor, 2(2), 1-13. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88204