A rádio que “mostra” notícia: uma análise do canal da CBN no YouTube e uma nova categorização do uso de vídeos por emissoras radiofônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p311-325

Palavras-chave:

Rádio expandido, Vídeo, Youtube, Rádio CBN

Resumo

O consumo de vídeo tem crescido exponencialmente nos meios digitais e, em paralelo a isso, o rádio tem se expandido para outras plataformas buscando diversidade de audiência e maior circulação de seu conteúdo. Em relação a essa ocupação de novos espaços, esse artigo traz uma discussão sobre o uso do vídeo pelo rádio e, mais especificamente, sua disponibilização no Youtube. Com o objetivo de observar como a Rádio CBN faz uso de seu canal para disponibilizar vídeos, discutimos sobre as estratégias de apropriação do formato audiovisual utilizadas por essa emissora em plataforma digital. Como principal resultado, identificamos que existem duas principais finalidades de seu uso: 1) banco de dados e 2) potencializador de circulação. Ao final da análise, apresentamos uma atualização da categorização de Lopez (2012) sobre o uso de vídeo por emissoras de rádio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Viana e Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (PPGCOM/UFOP) e do Laboratório de Mídia Digial (PPGCOM/UFJF). Email: lviana.s@hotmail.com

  • Mariana Peron, União das Faculdades dos Grandes Lagos

    Graduada em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago). Assessora de imprensa na Agência Comunic.

Referências

CUNHA, Magda. “O rádio na nova ecologia de mídia”. In: ZUCULOTO, Valci; LOPEZ, Debora; KISCHINHEVSKY, Marcelo. (Org.). 25 anos do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Intercom. São Paulo: INTERCOM, 2016.

LOPEZ, Debora Cristina. “Rádio com Imagens: uma proposta de sistematização do uso de vídeos em páginas de emissoras de rádio”. Brazilian Journalism Research (Online), v. 8, p. 80-96, 2012.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1 ed. Rio de Janeiro, Mauad X, 2016.

ROSSETTO, Andrei; FERRARETTO, Luiz Artur. “Particularidades do uso do vídeo no segmento de jornalismo: uma análise da série de reportagens Os desafios do emprego na crise, da Rádio Gaúcha”. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 07, n. 02, pp. 95-117, jul./dez. 2016.

POSTMAN, N. The humanism of media ecology. Proceedings of the Media Ecology Association, Volume 1, 2000.

SCOLARI, Carlos A. (Org). Ecología de los medios. Entornos, evoluciones e interpretaciones. Barcelona: Gedisa, 2015.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

A rádio que “mostra” notícia: uma análise do canal da CBN no YouTube e uma nova categorização do uso de vídeos por emissoras radiofônicas . (2021). Revista Alterjor, 23(1), 311-325. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p311-325