Fidel Ruiz: “O Iluminado tem que vir, mas com a mochila meio vazia para também aprender com a gente”

Autores

  • Patrícia Sheila Monteiro Paixão Marcos Universidade de São Paulo. Programa de Integração em América Latina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p21-38

Palavras-chave:

Comunicação popular, Comunicação comunitária, Comunidade, Entrevista

Resumo

Representante da revista La Garganta Poderosa, uma das principais iniciativas de comunicação popular da Argentina e da América Latina, Fidel Ruiz conta como nasceu esse veículo de jornalismo comunitário, na Villa Zavaleta, em Buenos Aires. Ele fala sobre o empoderamento e as conquistas dos moradores locais a partir da credibilidade conquistada pela revista que hoje, também por intermédio de um espaço na TV, denuncia a violência policial, as falhas do Estado e muitas outras questões vividas pelas comunidades periféricas daquele país. O ativista ainda aborda a importância da integração dos setores populares latino-americanos que vivem as mesmas problemáticas e se reconhecem pela eterna resistência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Sheila Monteiro Paixão Marcos, Universidade de São Paulo. Programa de Integração em América Latina

    Doutoranda do Programa de Integração em América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP) e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. É Jornalista e professora do curso de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Anhembi Morumbi. Responsável pela página Formando Focas (www.formandofocas.com), voltada a estudantes da área, e organizadora dos livros “Jornalismo Policial: histórias de quem faz” e “Mestres da Reportagem”. 

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Fidel Ruiz: “O Iluminado tem que vir, mas com a mochila meio vazia para também aprender com a gente”. (2021). Revista Alterjor, 23(1), 21-38. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p21-38