Normas para Publicação

A revista ALTERJOR é uma publicação semestral destinada a professores, estudantes, profissionais e interessados que tem como objetivo a discussão de temas relacionados ao Jornalismo Popular e Alternativo. A publicação aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de dossiê, artigo, ensaio, resenha, entrevista ou reportagem.

É necessário se cadastrar nesta plataforma (no item de menu "Cadastro" ou por este link, na qual o(a) pesquisador(a) irá criar um nome de usuário e senha para acessar as funções de envio de trabalho. Após a confirmação de cadastro, clique no link "Autor" e proceda os "Cinco passos de Submissão". O preenchimento de campos obrigatórios dos Metadados de indexação. A Concordância com as Políticas Editoriais de Alterjor se trata de um pré-requisito para o envio de pesquisa. Caso discorde de qualquer uma das exigências, recomendamos que não submeta seu texto.

A apreciação sobre o trabalho será feita por pareceristas (membros do Grupo ALTERJOR). Os trabalhos aprovados são avaliados, então, pelos editores responsáveis pela revista. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. Posteriormente, informa-se a data da publicação. As réplicas estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo.

Todos os trabalhos enviados deverão obedecer às seguintes normas:

  • Digitados em Word/Writer (com extensão DOC ou RTF), com a página configurada com margens de 3 cm e papel A4;
  • Fonte: Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;
  • As imagens deverão ser mandadas em formato JPEG com resolução de 150 a 500 dpi; 
  • Os títulos e subtítulos deverão estar em negrito, caixa alta e digitados em Times New Roman, corpo 12, contendo de 05 a 10 linhas;
  • O nome do autor virá alinhado à esquerda, em Times New Roman, corpo 12, itálico, seguido de um breve currículo (com e-mail) em formato de nota de rodapé em Times New Roman, número 10;
  • Resumo: de 5 a 10 linhas, entre 600 e 900 toques, contendo a descrição do trabalho, assim como é obrigatório a tradução para o trabalho em inglês (abstract).
  • Palavras-chave: três a cinco palavras-chave, com tradução em inglês (keywords), separadas por ponto final.

As contribuições também deverão observar as normas relativas às seções em que se enquadram.

  • Artigos e dossiês: nesta seção, serão compreendidos os textos escritos em forma de relatos de pesquisa, análises acadêmicas e reflexões sobre as mídias populares e alternativas.
  • Ensaios: nesta seção, alocaremos relatos sobre o trabalho de profissionais da mídia popular e alternativa, bem como reflexões, apreciações e debates sobre o tema.
  • Opinativos: aqui serão compreendidas as análises como resenhas, crônicas, artigos, comentários, entre outros, que tenham como pauta o jornalismo popular e alternativo.
  • Relatórios de pesquisa: Destinado à publicação de pesquisas em andamento, em formato de relatos com descrição das atividades específicas (Iniciação científica, Grupo de pesquisa, Teses, Dissertações etc). Deve conter o nome do(a) orientador(a) do Projeto em desenvolvimento.
  • Entrevistas: entrevistas com profissionais ou acadêmicos atuantes na área de jornalismo popular e alternativo
  • Reportagens: esta seção compreende matérias, relatos jornalísticos, sobre iniciativas na área de jornalismo popular e alternativo.
  • Espaço Alternativo: a revista ALTERJOR também aceita o envio de outros formatos, como poesias, contos, roteiros, infográficos etc.

 

As regras para citação serão as seguintes:

  • As citações no interior do texto que forem inferiores a 3 linhas deverão ser colocadas entre aspas com corpo normal. Ao final da citação, deverão ser indicadas entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página correspondente da citação. Exemplo: (Souza, 2002: 15);
  • As citações acima de três linhas deverão obedecer ser deslocadas dois parágrafos e deverão ser digitadas em corpo 10, espaçamento simples e sem aspas e obedecer também à citação no formato (Souza, 2002:28), como no caso acima;
  • As notas de rodapé devem ser utilizadas somente para comentários pertinentes ao desenvolvimento do texto. As indicações bibliográficas do texto serão colocadas no final do texto, em um tópico reservado especialmente para elas.

As referências serão colocadas no final do artigo, em corpo 12, seguindo os exemplos a seguir:

  • Livros:
    Exemplo: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • Capítulos de livros:
    Exemplo: ALVES, Soraya. “Os problemas da comunicação digital”. In:  SOUZA, Agemiro (org.). Estudos e preceitos da comunicação. São Paulo: Nova Cultural, 2005.
  • Artigos em periódicos:
    Exemplo: LORAINE, Francisca. “Teoria da imprensa diária”. Revistas de estudos na imprensa, Rio de Janeiro, no 15/ Maio de 2007, pp. 15-38.
  • Textos da Internet:
    Exemplo: SILVA, Márcia. Novas questões de arte. Disponível em http://novasquestões.com.br/marciasilva. Acesso em 03/12/2002.

PREENCHIMENTO DE METADADOS NA ETAPA DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS (Normas da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica): 

  • Resumo do artigo: não utilizar itálico nem negrito no Resumo ou Abstract ou Resumen pois isso pode prejudicar a rastreabilidade do Google
  • Autor e Coautor: o último sobrenome deve ser o último sobrenome, exceto para sobrenomes compostos. Erro comum: da Silva. Corrigir para Silva
  • Autor e Coautor: utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação dos autores. Ex. Antonio Carlos Souza
  • Autor e Coautor: prezar pela correta identificação dos autores referente ao país, afiliação institucional (nome da instituição por extenso) e preenchimento do link para o ORCiD
  • Autor e Coautor: não utilizar nomes corporativos. Nunca utilizar, por exemplo, como nome de autor Revista “X” ou Grupo de Estudos “Y”. Autores sempre são pessoas, com nome e sobrenome, mesmo em Editoriais, Apresentações, etc.
  • Afiliação/Instituição do Autor: não utilizar siglas. Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Preencher a denominação sempre por extenso, do maior para o menor. Utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação da afiliação
    • Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
    • Ex. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    • Ex. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    • Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    • Ex. Faculdade Cásper Líbero
  • Afiliação/Instituição do Autor – Nunca utilizar no campo afiliação a atividade ou grau do autor
  • Biografia (opcional): esse campo, localizado logo após o campo de afiliação/instituição, é destinado a apresentar informações sobre titulação e atividades dos autores, desde que mencionadas no artigo
  • Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo, iniciando cada palavra-chave com letra maiúscula
  • Palavras-chave: após cada palavra-chave inserida pressionar Enter. Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, pois isso prejudica a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet
  • Referências: adicione a lista de Referências em campo próprio para tal nos metadados do artigo. Caso esse campo não esteja aparecendo, habilite-o por meio das Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissões. Insira as Referências nos Metadados de todos os artigos
  • Referências: não utilize traços quando houver repetição de autores. Lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências foi publicada em novembro de 2018 e aboliu o uso do traço quando há repetição de autoria. É necessário repetir o sobrenome e nome do autor(es), sempre que houver mais de uma referência do mesmo(s) autor(es)
  • Referências: realize a revisão de cada Referência, certificando-se de que constem autorias corretas e links corretos. Os nomes DOI devem ser inseridos na forma de link ativo. Ex: https://doi.org/10.18535/ijsrm/v8i07.el01
  • Referências: Inclua cada referência em uma nova linha de modo que possa ser extraída. Extraia as Referências após a conferência das informações, para que os links se tornem ativos
  • Licença Creative Commons: todos os artigos de todas as Revistas devem exibir o selo Creative Commons
  • ORCID: o cadastro do ORCID é realizado gratuitamente em: orcid.org . Após o cadastro, o autor deve informar o código de rastreio (ex.: orcid.org/000-0000-0000) da seguinte maneira: Acessar a revista com usuário e senha. Na tela seguinte, utilizar o cursor para pairar a seta em cima do usuário cadastrado (canto superior, à direita na tela). Um menu surgirá. Nele, deve-se clicar em Perfil. Na próxima tela, selecione a opção "Público" no menu central. O campo para preenchimento e cadastro do ORCID está localizado no fim da página. Para vincular o ORCID, deve-se copiar o link do autor e colar a informação nesse campo;
  • Recomendamos que cada coautor informe o cadastro do ORCID a cada vez que o recurso "Adicionar autor" for utilizado. A Revista Alterjor não é responsabilizada pela procura e vinculação do ORCID, cabendo aos autores informarem essa informação nos METADADOS durante o envio de trabalhos (submissões).