Fake news e desinformação: como a disseminação de conteúdo por influencers pode prejudicar a saúde pública

Autores

  • Gabriela Yuri Kamida Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Hellen F. S. Rizeto Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Maria Cristina Palma Mungioli Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.191545

Palavras-chave:

Fake news, Influencer, Desinformação, Saúde

Resumo

O artigo apresenta uma análise do discurso dos digitais influencers na perspectiva da construção de imagem e influência. Partindo desses princípios, analisamos sua utilização para manipular e disseminar falsas informações como ferramenta para gerar maior engajamento com o público nas redes sociais de uma influencer na área de saúde e bem estar.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Yuri Kamida, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Estudante de Graduação do 4° semestre do Curso de Bacharelado em Comunicação Social: Publicidade e
    Propaganda da ECA-USP.

  • Hellen F. S. Rizeto, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Estudante de Graduação do 4° semestre do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP. Email: rizeto.hfs@usp.br

  • Maria Cristina Palma Mungioli, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Orientadora do trabalho. Professora do curso de Licenciatura em Educomunicação e Comunicação Social
    da ECA-USP. E-mail: crismungioli@usp.br

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Fake news e desinformação: como a disseminação de conteúdo por influencers pode prejudicar a saúde pública. (2021). Anagrama, 15(2). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.191545