Bolsonaro Zuero 3.0: Um estudo sobre as novas articulações do discurso da direita brasileira através das redes sociais

  • Luís Guilherme Marques Ribeiro Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Cristina Lasaitis
  • Lígia Gurgel
Palavras-chave: Convergência Midiática, Ideologia, Espiral do Silêncio, Direita Política, Redes Sociais.

Resumo

Este artigo faz um estudo de caso da página do Facebook Bolsonaro Zuero 3.0, uma fanpage do Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro (PP – RJ), visando a entender o papel das redes sociais na dinâmica da opinião pública. Inicia-se com uma apresentação sobre o fenômeno da "nova direita" política no Brasil. A fim de analisar a posição política da página e o caráter transmidiático do seu conteúdo, propõe-se uma categorização das tendências ideológicas manifestadas e das diversas mídias de origem. Uma abordagem teórica busca esclarecer o fenômeno com base em estudos recentes sobre opinião pública online. Os resultados indicam que, agrupando conteúdos dispersos por meio de fotomontagens e compartilhamentos, a página colabora com a construção da imagem de Jair Bolsonaro como representante da extrema direita no Brasil, criando um canal para que partidários dessa posição política se expressem online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Guilherme Marques Ribeiro, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Graduando do curso de Editoração pela Escola de Comunicações e Artes (USP)
Cristina Lasaitis
Graduada em biomedicina e mestre em psicobiologia (UNIFESP), graduada no curso de editoração da Escola de Comunicações e Artes (USP)
Lígia Gurgel
Graduanda do curso de Editoração pela Escola de Comunicações e Artes (USP)
Publicado
2016-07-21
Como Citar
Ribeiro, L., Lasaitis, C., & Gurgel, L. (2016). Bolsonaro Zuero 3.0: Um estudo sobre as novas articulações do discurso da direita brasileira através das redes sociais. Anagrama, 10(2). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/118020
Seção
Artigos