“Leviana!”: desvendando a formação de duas redes de RTs durante os debates entre presidenciáveis em 2014

Autores

  • Leonardo Melgaço
  • Carlos D’Andréa

Palavras-chave:

Twitter, Eleições Presidenciais, Rede Temporal, Leviana, Controvérsia.

Resumo

Esse artigo analisa a formação de duas redes sociotécnicas de retweets (RTs) coletadas com base no uso do termo “leviana” no Twitter a partir da transmissão televisiva de dois debates entre presidenciáveis em 2014. Apoiamo-nos principalmente na Teoria Ator-Rede e na Cartografia de Controvérsias para descrever os rastros deixados pelos actantes e compreender os debates propostos pelos atores nos minutos seguintes ao uso do termo pelo candidato Aécio Neves. Ressaltando a importância da análise da formação dessas redes ao longo do tempo, procuramos identificar as diferenças nas dinâmicas de associação das duas redes.

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Biografia do Autor

Leonardo Melgaço

Estudante de Graduação 8º semestre do Curso de Comunicação Social da FAFICH-UFMG, email: leonardojmelgaco@gmail.com

Carlos D’Andréa

Professor do PPGCOM da FAFICH-UFMG, email: carlosdand@gmail.com

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Publicado

2016-07-21

Como Citar

Melgaço, L., & D’Andréa, C. (2016). “Leviana!”: desvendando a formação de duas redes de RTs durante os debates entre presidenciáveis em 2014. Anagrama, 10(2). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/118023

Edição

Seção

Artigos