Papa-capim e sua turma: representações e imagens sobre o índio brasileiro nos HQs de Maurício de Souza

Autores

  • Cássio Júnio Ferreira da Silva Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Érica de Oliveira Santos
  • Marcelo Góes Tavares

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135291

Palavras-chave:

História, Imagem, Índio.

Resumo

Objetivamos analisar as representações sobre os índios que circularam nos HQs nacionais nos anos 2000. Buscar-se-á mostrar como fisionomia, modos de vestir-se, relações entre si e com o meio em que vivem são retratados. Sendo também problematizado alguns acontecimentos nos universos fictícios dos HQs aparentemente inocentes, que se analisados em suas minucias será possível observar que além de sua intencionalidade lúdica, carregam também uma enorme carga de estereótipos em relação aos povos indígenas. Esta pesquisa se embasa teoricamente nos estudos sobre a imagem de Jacques Rancière (2012), sobre a construção do livro nos escritos de Roger Chartier (1998) e sobre o uso dos periódicos como fontes, abordado por Tania Regina de Luca (2005). 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cássio Júnio Ferreira da Silva, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    Graduando do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. E-mail: cassiojunio3@gmail.com.
  • Érica de Oliveira Santos
    Graduanda do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Bolsista na biblioteca universitária (Pró-reitoria de Extensão – PROEXT). E-mail: erica18olivet@gmail.com.
  • Marcelo Góes Tavares
    Doutor em história pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, professor de História do Brasil na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. E-mail: marce_goes@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Papa-capim e sua turma: representações e imagens sobre o índio brasileiro nos HQs de Maurício de Souza. (2017). Anagrama, 11(1). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135291