Do pioneirismo de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral à identidade artística feminina no cenário contemporâneo

Autores

  • Isabela Leão Nader

Palavras-chave:

Identidade, Consumo, Semana de Arte Moderna, Pintoras.

Resumo

Neste artigo, trazemos a análise e discussão sobre o reconhecimento da atuação feminina no ramo artístico, tendo como cenário de fundo a trajetória das duas principais artistas modernistas, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, abrangendo reflexões acerca da relação do feminino e da constituição de identidade no contexto da sociedade contemporânea, em que arte, comunicação, consumo e estilo de vida se aproximam. Levamos em conta não só considerações culturais, mas até mercadológicas, discutidas com base na análise e interpretação das informações coletadas junto a sete mulheres que se consideram artistas (com educação formal ou não na área) e que têm nas Artes Plásticas parte da fonte de renda pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Leão Nader

Graduanda da ESPM/SP em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. E-mail da autora: bela.nader@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Nader, I. L. (2017). Do pioneirismo de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral à identidade artística feminina no cenário contemporâneo. Anagrama, 11(1). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/135296

Edição

Seção

Artigos