A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL E OS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO DO JORNALISMO: OS CASOS DO BUZZFEED NEWS BR E VICE BR

Autores

  • Isabela Afonso Portas Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -SP
  • Egle Müller Spinelli

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2018.145739

Palavras-chave:

Jornalismo Digital, Estrutura Organizacional, Modelo de Negócio, Inovação,

Resumo

Com o avanço das tecnologias e do surgimento da internet, o jornalismo passou por uma série de transformações e teve de se reestruturar em termos de gestão organizacional para o desenvolvimento de novos métodos e habilidades que conseguissem gerar valor tanto para a viabilidade financeira das instituições jornalísticas como para o engajamento e fidelização de audiência. Para compreender esse cenário, foram analisados conceitos teóricos relacionados às inovações organizacionais no jornalismo, bem como os novos modelos de negócio das empresas informativas. A fim de entender como se aplicam tais conceitos, esta pesquisa teve como objeto de estudo duas empresas estrangeiras de comunicação que possuem uma estrutura organizacional no Brasil e são consideradas grandes portais de jornalismo e entretenimento: o Buzzfeed News BR e a Vice Media BR.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -SP

    Estudante de graduação em jornalismo da ESPM-SP

  • Egle Müller Spinelli
    Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), docente do curso de Jornalismo e do programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (ESPM-SP).

Downloads

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL E OS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO DO JORNALISMO: OS CASOS DO BUZZFEED NEWS BR E VICE BR. (2018). Anagrama, 12(1). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2018.145739