A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL E OS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO DO JORNALISMO: OS CASOS DO BUZZFEED NEWS BR E VICE BR

Autores

  • Isabela Afonso Portas Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -SP
  • Egle Müller Spinelli

Palavras-chave:

Jornalismo Digital, Estrutura Organizacional, Modelo de Negócio, Inovação,

Resumo

Com o avanço das tecnologias e do surgimento da internet, o jornalismo passou por uma série de transformações e teve de se reestruturar em termos de gestão organizacional para o desenvolvimento de novos métodos e habilidades que conseguissem gerar valor tanto para a viabilidade financeira das instituições jornalísticas como para o engajamento e fidelização de audiência. Para compreender esse cenário, foram analisados conceitos teóricos relacionados às inovações organizacionais no jornalismo, bem como os novos modelos de negócio das empresas informativas. A fim de entender como se aplicam tais conceitos, esta pesquisa teve como objeto de estudo duas empresas estrangeiras de comunicação que possuem uma estrutura organizacional no Brasil e são consideradas grandes portais de jornalismo e entretenimento: o Buzzfeed News BR e a Vice Media BR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -SP

Estudante de graduação em jornalismo da ESPM-SP

Egle Müller Spinelli

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), docente do curso de Jornalismo e do programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (ESPM-SP).

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Portas, I. A., & Spinelli, E. M. (2018). A INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL E OS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO DO JORNALISMO: OS CASOS DO BUZZFEED NEWS BR E VICE BR. Anagrama, 12(1). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/145739

Edição

Seção

Artigos