O início da publicidade em Barbacena (MG) uma análise das publicidades veiculadas no jornal O Parahybuna em 1837

Autores

  • Márcio Ribeiro Ferreira Rosa UNIPAC
  • Ricardo Matos de Araújo Rios UNIPAC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2019.153180

Palavras-chave:

Artigo, Iniciação Cientifica, Publicidade, Barbacena, Ethos, História da Mídia, O Parahybuna

Resumo

A presente obra analisa as campanhas públicitarias do extinto jornal impresso 'O Parahbuna' de Barbacena Minas Gerais. 

O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as primeiras peças publicitárias veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), inseridas no jornal O Parahybuna, em 1837. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais presentes no jornal O Parahybuna em 1837 e analisar os consequentes locus sociais, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

O início da publicidade em Barbacena (MG) uma análise das publicidades veiculadas no jornal O Parahybuna em 1837. (2019). Anagrama, 13(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2019.153180