As definições do newsmaking:

um estudo bibliográfico sobre as perspectivas do conceito

Autores

  • Ytalo Silva Cantanhede UFPE
  • Sofia Cavalcanti Zanforlin

Palavras-chave:

Newsmaking. Noticiabilidade. Valores-notícia. Jornalismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a teoria do newsmaking, através de uma pesquisa bibliográfica e posterior análise de conteúdo dos estudos atuais, percebe-se que a cultura profissional dos jornalistas sofre alterações na medida que as etapas de produção se tornam mais dinâmicas. Considera-se também as questões de subjetividade e objetividade como princípio para incorporar os aspectos teóricos-metodológicos. Assim, pretende contribuir com fundamentação teórica para auxiliar trabalhos semelhantes e compreender os processos da informação no contexto sociocultural e nos parâmetros jornalísticos. Para isso, compreende-se que a complexidade de produção da notícia e o direcionamento das informações na sociedade são fatores que exigem estudo científico e um aprofundamento teórico.

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Biografia do Autor

Ytalo Silva Cantanhede, UFPE

Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: ytalo.silva502010@gmail.com.

Sofia Cavalcanti Zanforlin

Doutora em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: szanforlin@gmail,com.

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

Cantanhede, Y. S., & Zanforlin, S. C. (2020). As definições do newsmaking:: um estudo bibliográfico sobre as perspectivas do conceito. Anagrama, 14(1). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/164265