As definições do newsmaking: um estudo bibliográfico sobre as perspectivas do conceito

Autores

  • Ytalo Silva Cantanhede Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Sofia Cavalcanti Zanforlin Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.164265

Palavras-chave:

Newsmaking, Noticiabilidade, Valores-notícia, Jornalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a teoria do newsmaking, através de uma pesquisa bibliográfica e posterior análise de conteúdo dos estudos atuais, percebe-se que a cultura profissional dos jornalistas sofre alterações na medida que as etapas de produção se tornam mais dinâmicas. Considera-se também as questões de subjetividade e objetividade como princípio para incorporar os aspectos teóricos-metodológicos. Assim, pretende contribuir com fundamentação teórica para auxiliar trabalhos semelhantes e compreender os processos da informação no contexto sociocultural e nos parâmetros jornalísticos. Para isso, compreende-se que a complexidade de produção da notícia e o direcionamento das informações na sociedade são fatores que exigem estudo científico e um aprofundamento teórico.

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Biografia do Autor

  • Ytalo Silva Cantanhede, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: ytalo.silva502010@gmail.com.

  • Sofia Cavalcanti Zanforlin, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Doutora em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: szanforlin@gmail,com.

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

As definições do newsmaking: um estudo bibliográfico sobre as perspectivas do conceito. (2020). Anagrama, 14(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.164265