Radiojornalismo diário em formato podcast:

uma descrição analítica de Durma com essa e El primer café

  • Yasmin Lisboa Winter Universidade Federal de Ouro Preto
  • Yasmine Feital
  • Felipe Viero Kolinski Machado
Palavras-chave: Durma com Essa, El Primer Café, Jornalismo, Podcast, Radiojornalismo diário

Resumo

O presente artigo se propõe a estudar os podcasts jornalísticos Durma com essa e El primer café, com base em 8 episódios e um especial divulgados na última semana do mês de agosto de 2019. É feita uma análise descritiva de forma a entender como os dois objetos, mesmo com suas singularidades,  se constituem como podcasts jornalísticos diários. Além disso, é pensado como o formato podcast tem crescido de forma a diversificar as estruturas de produção e distribuição da informação, a fim de um maior alcance e aproximação com o/a ouvinte. Essas questões são trabalhadas através dos conceitos principais de jornalismo como atribuição de sentido e a polifonia, além de radiojornalismo e podcast como uma nova forma de interação sonora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Lisboa Winter, Universidade Federal de Ouro Preto

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-mail: yasminlwinter@gmail.com.

Yasmine Feital

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-mail: yasminefeital@gmail.com.

Felipe Viero Kolinski Machado

Professor Adjunto do curso de jornalismo da UFOP e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFOP.  É Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS e jornalista pela UFSM. Realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. E-mail: felipeviero@gmail.com.

Publicado
2020-06-23
Como Citar
Winter, Y., Feital, Y., & Machado, F. (2020). Radiojornalismo diário em formato podcast:. Anagrama, 14(1). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/165538