Disparos solidários
o registro da solidariedade na cobertura fotográfica da Segunda Guerra Mundial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.165552Palavras-chave:
fotografia, Segunda Guerra Mundial, análise de imagem, cobertura fotográfica, fotojornalismoResumo
Como o conjunto de escolhas envolvido na seleção das técnicas composicionais de uma fotografia é mediado por universos ideológicos, este artigo discute como a cobertura fotográfica realizada durante a Segunda Guerra Mundial trabalha com a temática de solidariedade em cenas do conflito. O corpus do estudo, selecionado em edições da Revista da Semana publicadas entre 1942 e 1945, apresenta diferentes técnicas de composição utilizadas pelos fotógrafos a partir das propostas de Umberto Eco sobre a retórica da imagem, que envolvem cinco níveis de decomposição da fotografia (icônico, iconográfico, tropológico, tópico e entimemático). As imagens apresentam cenas sob a perspectiva dos efeitos de sentido que as técnicas de composição engendram para entrever quais foram as significações urdidas a esse acontecimento nesse espaço específico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Anagrama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.