Ethos do homossexual brasileiro e fetiche da subjetividade na Revista Junior:

uma análise discursiva de “Forte, zen, delicioso”

  • Marcelo Pereira da Silva Universidade Federal do MaranhãoUniversidade Estadual Paulista
  • Agenor Rodrigues Junior Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Subjetividade; Análise do Discurso; Ethos discursivo; Homossexual; Revista Junior.

Resumo

O fetiche da subjetividade baseia-se na sociedade contemporânea e produz uma ilusão à medida que o sujeito resiste às “repetidas tentativas de objetificá-lo”. Nesse sentido, a subjetividade do consumidor torna-se a terra a ser explorada pela cultura midiática. Apoiados no arsenal teórico-metodológico da Análise do Discurso de tradição francesa, dado que possibilita uma leitura interpretativa que trafega pelos “vestígios” e subjetividades demarcadas pela enunciação, mobilizamos os conceitos de semântica global e ethos discursivo para uma análise da Revista Junior na reportagem que carrega o título: “Forte, zen, delicioso”, inferindo traços à personalidade de um sujeito enunciador, que se aloca “para além do texto”, atuando enquanto fiador de modelos de conduta inerentes à construção de uma identidade homossexual pautada pela visão de mundo da publicação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, Universidade Federal do MaranhãoUniversidade Estadual Paulista

Pós-doutor em Comunicação. Docente permanente do Mestrado Interdisciplinar em “Linguagens, Mídia e Arte” e dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Mídias Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). 

Agenor Rodrigues Junior, Universidade Estadual Paulista

Mestrando no programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC) – Campus de Bauru. Jornalista formado pela Universidade Sagrado Coração de Bauru. Integra o grupo de pesquisa “DisCo 21 – Discurso e Comunicação no século XXI”, cadastrado no Cnpq.

Publicado
2020-06-23
Como Citar
Pereira da Silva, M., & Rodrigues Junior, A. (2020). Ethos do homossexual brasileiro e fetiche da subjetividade na Revista Junior:. Anagrama, 14(1). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/165699