Educação no Alto Sertão da Bahia nas primeiras décadas do século XX (1901-1930):

análise a partir de “Os Analphabetos”

  • Margarete Santos Dias Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Rogério Soares Brito
  • Maria Lúcia Porto Silva Nogueira
Palavras-chave: Educação no Alto Sertão da Bahia. João Gumes. Literatura. História.

Resumo

Esse artigo resultante do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa V norteado pelo eixo temático: Linguagem e História, busca compreender as condições da educação no Alto Sertão da Bahia nas primeiras décadas do século XX (1901-1930). Por isso, partimos da análise do romance, Os Analphabetos de João Antônio dos Santos Gumes (2014), intelectual que por meio da escrita ficcional documenta a vida social da sua região, retratando a necessidade e os anseios da época, e, por meio dos documentos do Arquivo Público Municipal, conhecer como funcionavam as instituições de educação presentes nesse período e como era ministrado o ensino. Subsidiarão nossa investigação alguns teóricos que refletem acerca da educação, linguagem, literatura, historiografia e memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Santos Dias, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda do 5° semestre no curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI-Caetité.

Rogério Soares Brito

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagem na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui pós-graduação em Literatura Comparada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Santa Cruz-UESC. Formado em Letras Portuguesa/Inglês e Literatura pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Maria Lúcia Porto Silva Nogueira

Doutora em História Social pela Universidade do Estado de São Paulo (USP). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS/UNEB. Historiadora integrante dos Grupos de Pesquisa DisSE e GPCSL, ambos registrados junto ao CNPq.

Publicado
2020-06-23
Como Citar
Dias, M., Brito, R., & Nogueira, M. (2020). Educação no Alto Sertão da Bahia nas primeiras décadas do século XX (1901-1930):. Anagrama, 14(1). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/168283