Cultura e comunicação pós-massiva

o hibridismo na música muito popular brasileira e as múltiplas funções do ouvinte

Autores

  • Tatiana Martins Montenegro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carlos Yander Aguiar Arazimo Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora
  • Anna Cecília Chaves Limongi de Mello Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.173269

Palavras-chave:

Música popular brasileira, Hibridismo musical, interculturalidade, comunicação pós-massiva

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de promover reflexões acerca do cenário atual da música muito popular brasileira, sua configuração histórica e perspectivas.  Por meio de pesquisas de cunho bibliográfico e documental, foram investigados os mecanismos que contribuíram para um entendimento da legitimidade da cultura popular nacional, com ênfase na música e no impacto das novas tecnologias para a produção e disseminação das manifestações artísticas. A partir dos apontamentos levantados, avalia-se que a cena da música brasileira contemporânea é diretamente afetada pelas transformações tecnológicas e macroambientais e que a principal característica da música nacional hoje é o hibridismo, dado que o mesmo define os artistas, as canções, o estilo, o público e os canais de comunicação utilizados para a prática desta manifestação cultural.

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Biografia do Autor

  • Carlos Yander Aguiar Arazimo, Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora

    Graduando em Comunicação Social pelo Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora.

  • Anna Cecília Chaves Limongi de Mello, Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora

    Graduando em Comunicação Social pelo Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

Cultura e comunicação pós-massiva: o hibridismo na música muito popular brasileira e as múltiplas funções do ouvinte. (2020). Anagrama, 14(2), 1-20. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.173269