Relações entre linguagem, ideologia e persuasão: uma análise do vídeo viral dos Entregadores Antifascistas

Autores

  • Camilla Arioli Gebara Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Maria Cristina Palma Mungioli Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.175977

Palavras-chave:

análise do discurso, ideologia, comunicação, entregadores, persuasão

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações entre linguagem, ideologia e persuasão a partir de autores que se debruçaram sobre a análise do discurso e a interface entre educação e comunicação, como Adilson Citelli (2001) e Dominique Maingueneau (2004). Para contextualizar essas relações foi utilizado um episódio recente que atingiu determinados níveis da mídia brasileira, o vídeo viral de uma das lideranças do movimento de Entregadores Antifascistas em São Paulo, que explicitou os encontros e conflitos que são parte da comunicação mediada por dispositivos comunicacionais virtuais. Resulta dessas reflexões a noção de que toda enunciação é um fazer crer que demanda compreensão da mediação dos dispositivos comunicacionais que a integram, em conjunto com uma investigação dos signos como produtos históricos, para análise dos impactos dos discursos e seus níveis de persuasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Arioli Gebara, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes


Estudante de Graduação do 2ª semestre do Curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA- USP, email: camilla.gebara@usp.br

Maria Cristina Palma Mungioli, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

 Curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP, e-mail: crismungioli@usp.br

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Gebara, C. A., & Mungioli, M. C. P. (2020). Relações entre linguagem, ideologia e persuasão: uma análise do vídeo viral dos Entregadores Antifascistas. Anagrama, 14(2), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.175977