A publicidade como objeto de estudo: uma análise da produção dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da região Sul
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.176051Palavras-chave:
Publicidade e propaganda, Comunicação, Estado da arteResumo
Este artigo objetiva mapear e analisar a discussão sobre comunicação publicitária nas pesquisas em Comunicação na região Sul do Brasil, de modo a perceber a ênfase e os possíveis silenciamentos no subcampo de estudos em Publicidade. Foi realizada uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, do tipo estado da arte, que se caracterizou pelo mapeamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no âmbito dos PPGs da área de Comunicação. Verificou-se que a publicidade é objeto de estudo de apenas 5% das teses e dissertações, as quais focam majoritariamente a análise nas mensagens publicitárias, revelando escasso interesse acadêmico em ouvir quem faz e quem recebe publicidade. Ficou evidenciado, portanto, a necessidade de ampliar e diversificar os estudos sobre publicidade na área de Comunicação na região Sul do país.
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