Padrões de comportamento sob a ótica da cultura de fãs

espectadores e fãs brasileiros da animação Irmão do Jorel

Autores

  • Rafael Jose Bona FURB - Universidade Regional de Blumenau e UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Bianca Katherine Plebani Guerra Universidade Regional de Blumenau
  • Larissa Schlögl Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Irmão do Jorel; Cultura de fã; Animação; Espectadores.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o perfil e o comportamento dos espectadores brasileiros da animação Irmão do Jorel por meio de teorias relacionadas à cultura de fãs. Por meio de uma pesquisa aplicada com 502 fãs da animação, foram abordadas as seguintes dimensões: níveis de identificação, engajamento, confiança, interesse, classificação como fã, níveis de paixões e motivações. Os resultados demonstram que a maioria dos espectadores assiste por motivos mais profundos, que estão ligados a uma felicidade eudaimônica, inconscientemente ou não, e, simultaneamente, por motivos rasos e baseados em uma felicidade hedonista. Quase metade dos espectadores do desenho são fãs e a maioria tem um nível harmonioso de paixão por ele. Os fãs são pouco engajados na internet, têm pouca confiança em outros fãs, mas possuem muito interesse em adquirir produtos comerciais e buscar informações sobre o desenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Jose Bona, FURB - Universidade Regional de Blumenau e UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Docente do Departamento de Comunicação da FURB (Universidade Regional de Blumenau) e do Ceciesa-CTL da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí). 

Bianca Katherine Plebani Guerra, Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Publicidade e Propaganda (FURB).

Larissa Schlögl, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho). Professora e Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FURB.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Bona, R. J., Katherine Plebani Guerra, B., & Schlögl, L. (2021). Padrões de comportamento sob a ótica da cultura de fãs: espectadores e fãs brasileiros da animação Irmão do Jorel. Anagrama, 15(1). Recuperado de https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/179795