Os sentidos do mal-estar estudantil em O Bonde (1945-1951) e as transformações históricas nos modos de narrar o sofrimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.186133Palavras-chave:
Jornal estudantil, Sofrimento, Universidade, Emoções, MedicalizaçãoResumo
Discussões sobre saúde mental na universidade ganharam visibilidade nos últimos anos. Neste artigo, abordamos o tema a partir de uma perspectiva histórica, baseada na análise dos textos publicados no jornal estudantil O Bonde, produzidos por alunos da Escola Superior de Agronomia e Veterinária (ESAV) - Viçosa, MG. Textos retirados de 106 edições do jornal, veiculadas entre 1945 e 1951, foram selecionados e analisados, a partir de uma grade de análise que visava identificar quais mal-estares eram relatados pelos estudantes, como eles eram narrados e a quem se atribuía a causa do mal-estar. A interpretação dos textos se apoiou em trabalhos que abordam o sofrimento e as emoções por um viés cultural e histórico. Foi possível observar que as insatisfações dos estudantes da época não eram marcadas pela medicalização.
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