O imaginário social sobre as mídias noticiosas: impactos do negacionismo de Jair Bolsonaro e do jornalismo declaratório na opinião pública
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.188272Resumo
Sendo espaço centralizado de enunciações, aparecimento e noticiabilidade, a mídia é o lócus de concentração dos fenômenos sociopolíticos, uma vez que ela permite que a sociedade civil tenha sua opinião formada a partir da mediação que ela institui e possibilidades de aparecimento de distintos discursos e sujeitos. Considerando que a formação da opinião pública é depositada na mídia como esfera de produção de sentido, o objetivo deste artigo versa em compreender como o negacionismo político de Jair Bolsonaro e do jornalismo declaratório impactam os imaginários sociais sobre as mídias noticias, visto que a ascensão do governo de extrema direita possibilitou a construção da autoridade política nacional subversiva àquela que espera-se desses sujeitos. Para a análise, foram elencados seis casos, analisados sob a perspectiva da Análise do Conteúdo e Análise do Discurso, sobre enunciações feitas pelo Presidente em datas diferentes e direcionados a agentes distintos. Como resultados, foi possível perceber como a construção da figura do outsider subverte o ethos político e como a renúncia de discursos ou tentativas de ressignificá-los causa uma ‘realidade paralela’ entre seus apoiadores, bem como a persuasão daqueles que experienciam uma identificação.
Downloads
Referências
AMORIM, Ana Paola. Mídia, opinião pública e legitimidade democrática. Cadernos da Escola do Legislativo, v. 14, n. 22, pp.115-139, 2012.
CAREGNATO, Rita Catalina Aquina; MUTTI, Regina. Pesquisa Qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto e Contexto – Enfermagem, v. 15, n. 4, pp.679-684, 2006.
CHARAUDEAU, Patrick. O ethos: uma estratégia do discurso político. In.: CHARAUDEAU, P. (Ogr.). Discurso Político. 2006, pp.113-166.
DUARTE, André de Macedo; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Negação Política e Negacionismo como Política: pandemia e democracia. Educação e Realidade, v. 45, n. 4, pp.1-22, 2020.
GOMES, Aguinaldo Rodrigues. Machocracia, negacionismo histórico e violência no Brasil contemporâneo. Ñanduty, v. 7, n. 10, pp.146-158, 2019.
GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Análise do Discurso: conceitos e aplicações. Revista Alfa, v. 39, pp. 13-21, 1995.
HANSEN, Messiluce da Rocha. Esfera Pública Midiática: um estudo a partir dos princípios do discurso público e do modelo de democracia deliberativa habermasiana. 2019. 358 f. Tese (Doutorado em Ciência Política). Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia, BA.
LIMA, Venício. Artur de. Os mídia e o cenário de representação política. Revista Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 38-96, p.239-271, 1996.
LYSARDO-DIAS, Dylia. As contribuições de Patrick Charaudeau para o desenvolvimento da AD no Brasil. In. PAULA, Luciane de. (Org.). Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso no Brasil: três épocas históricas-analíticas. Uberlândia: EDUFU, 2010, pp.160-181.
MAINGUENEAU, Domonique. Estudos de discurso e análise do discurso. In. MAINGUENAU, Dominique. (Org.). Discurso e Análise do Discurso. 2014, pp. 15-57.
MIGUEL, Luiz Felipe. Os meios de comunicação e a prática política. Revista Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 55-56, pp. 155-184, 2002.
RIBEIRO, Eva Márcia Arantes Ostrosky; MAINERI, Tiago. Mídia e política: as mudanças proporcionadas pelo advento da Internet. Revista Comunicação e Informação, v. 17, n. 1, p.177-192, 2014.
ROCHA, João Cezar de Castro. Guerra Cultural e Retórica do Ódio - Crônicas de um Brasil Pós-Político. Goiânia: Editora Caminhos, 2021.
SILVA, Jonathan. Chasko; ARAÚJO, Alcemar Dionet de. A metodologia de pesquisa em análise do discurso. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, v. 5, n. 1, pp.17-31, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Yuri Yuri Tomaz dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.