O imaginário social sobre as mídias noticiosas: impactos do negacionismo de Jair Bolsonaro e do jornalismo declaratório na opinião pública

Autores

  • Yuri Tomaz dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Marcelo Lopes Zinato Universidade Federal de Viçosa
  • André Ferreira Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Rodrigo Vitarelli Silveira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.188272

Resumo

Sendo espaço centralizado de enunciações, aparecimento e noticiabilidade, a mídia é o lócus de concentração dos fenômenos sociopolíticos, uma vez que ela permite que a sociedade civil tenha sua opinião formada a partir da mediação que ela institui e possibilidades de aparecimento de distintos discursos e sujeitos. Considerando que a formação da opinião pública é depositada na mídia como esfera de produção de sentido, o objetivo deste artigo versa em compreender como o negacionismo político de Jair Bolsonaro e do jornalismo declaratório impactam os imaginários sociais sobre as mídias noticias, visto que a ascensão do governo de extrema direita possibilitou a construção da autoridade política nacional subversiva àquela que espera-se desses sujeitos. Para a análise, foram elencados seis casos, analisados sob a perspectiva da Análise do Conteúdo e Análise do Discurso, sobre enunciações feitas pelo Presidente em datas diferentes e direcionados a agentes distintos. Como resultados, foi possível perceber como a construção da figura do outsider subverte o ethos político e como a renúncia de discursos ou tentativas de ressignificá-los causa uma ‘realidade paralela’ entre seus apoiadores, bem como a persuasão daqueles que experienciam uma identificação.   

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Biografia do Autor

  • Yuri Tomaz dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

    Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

  • Marcelo Lopes Zinato, Universidade Federal de Viçosa

    Graduando em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil

  • André Ferreira Gomes , Universidade Federal de Viçosa

    Graduando em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais.

  • Rodrigo Vitarelli Silveira, Universidade Federal de Viçosa

    Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

O imaginário social sobre as mídias noticiosas: impactos do negacionismo de Jair Bolsonaro e do jornalismo declaratório na opinião pública. (2021). Anagrama, 15(2), 1-23. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.188272