O consumo também é em série: a figura do Serial Killer como produto midiático

Autores

  • Gabriella de Almeida Aragone Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2022.200276

Palavras-chave:

Cultura Pop, Indústria Cultural, Serial Killer, Consumo, Fetichização

Resumo

Este estudo busca compreender a transformação da figura do serial killer em produto midiático, levando em consideração conteúdos e bens de consumo inspirados nos seguintes criminosos: Ed Kemper, Jack, o Estripador, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy e Ted Bundy. Foi analisada a Indústria Cultural e a influência da Cultura Pop ao longo das Eras Midiáticas apontadas por Lucia Santaella, a fim de entender a evolução dos formatos midiáticos. Por meio disso, será possível definir como o serial killer se transformou em um produto mercadológico, observando sua inserção e forma de consumo. Para atingir esses objetivos, foram utilizados dois procedimentos metodológicos: o estudo  bibliográfico, com os principais autores que norteiam os temas analisados, e a pesquisa empírica, utilizando a análise de conteúdo e seu método de categorização.

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Biografia do Autor

  • Gabriella de Almeida Aragone, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil. Esse trabalho é resultado de um trabalho de conclusão de curso.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

O consumo também é em série: a figura do Serial Killer como produto midiático. (2022). Anagrama, 16(2). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2022.200276