Atenção e publicidade infantil no YouTube: um estudo do conteúdo de Luccas Neto

Autores

  • Meire de Fátima dos Santos Sebastião Universidade Estadual de Londrina
  • Rodolfo Rorato Londero Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2022.202125

Palavras-chave:

Publicidade infantil, Atenção, Youtube, Luccas Neto

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar o problema da atenção a partir da análise do conteúdo publicitário presente no canal do YouTube de Luccas Neto. Busca-se investigar como a publicidade se configura dentro de um dos maiores canais brasileiros no segmento infantil. A metodologia adotada é a análise de conteúdo, com recorte temporal de outubro a dezembro de 2019. No universo analisado, formado por 82 vídeos, foi constatado que a publicidade se divide em dois tipos: separada da narrativa e inserida na narrativa, também chamada de product placement. O artigo conclui que, apesar de todas as formas de publicidade infantil serem abusivas, o grande problema está no product placement, que atrai a atenção da criança com recursos visuais, mas dificulta sua identificação como publicidade.

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Biografia do Autor

  • Meire de Fátima dos Santos Sebastião, Universidade Estadual de Londrina

    Estudante de graduação do curso de Jornalismo, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de Iniciação Científica (FA-PR). E-mail: meirelaiho@gmail.com

  • Rodolfo Rorato Londero, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: rodolfolondero@uel.br

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Atenção e publicidade infantil no YouTube: um estudo do conteúdo de Luccas Neto. (2022). Anagrama, 16(2). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2022.202125

Dados de financiamento