Análise semiótica de capas da Vogue estadunidense de 1920 e 2020: 100 anos de ínterim

Autores

  • Tainá de Menezes Lima Faculdade Martha Falcão Wyden
  • Cláudia Ribeiro Monteiro Lopes Centro Universitário FIAM-FAAM

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.205934

Palavras-chave:

Capas da revista Vogue, Signos, Semiótica Peirceana, Linguagem não verbal

Resumo

O presente artigo apresenta a análise semiótica de três capas da revista Vogue estadunidense, considerando também dos cinco códigos do não verbal, a linguagem da aparência e dos artefatos. Duas capas são de edições do mês de setembro de 1920, quando a Vogue tinha tiragem quinzenal, e uma é de setembro de 2020, quando a revista já havia se tornado mensal. As três foram escolhidas em razão do uso de ilustrações ao invés de fotografias e da capacidade de representação do público-alvo do periódico:  mulheres de alto poder aquisitivo e interessadas em moda. A vertente semiótica adotada é a Peirceana, na qual se baseia o modelo processual da análise: ponto de vista icônico-qualitativo, indicial- singular e convencional-simbólico. Um paralelo entre as edições, com diferença de cem anos, permite identificar similaridades e diferenças entre os signos não verbais.

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Biografia do Autor

  • Tainá de Menezes Lima, Faculdade Martha Falcão Wyden

    Estudante do Curso de Jornalismo da Faculdade Martha Falcão Wyden.

  • Cláudia Ribeiro Monteiro Lopes, Centro Universitário FIAM-FAAM

    Professora de Publicidade e Propaganda, publicitária, psicanalista. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais.

Referências

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Lima, T. de M. ., & Lopes, C. R. M. . (2023). Análise semiótica de capas da Vogue estadunidense de 1920 e 2020: 100 anos de ínterim . Anagrama, 17(1), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.205934