Análise da conversação em uma entrevista: interação entre falantes

Autores

  • Inti Queiroz Universidade de São Paulo. Faculdade de Letras e Ciências Humanas
  • Juliana Zanelato Universidade de São Paulo. Faculdade de Letras e Ciências Humanas
  • Katiene Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35316

Palavras-chave:

Análise da Conversação, Sociolingüística Interacional, Música

Resumo

Neste ensaio buscaremos desenvolver um estudo de análise da conversação e a interação entre falantes, a partir de uma entrevista realizada com um informante designado pelo curso de Introdução aos Estudos da Língua Portuguesa. Analisaremos o processo interacional ocorrido entre os participantes da entrevista. Esta análise será desenvolvida através de trechos da transcrição da entrevista realizada para o estudo e a importância da análise da troca de turno para o processo interacional. Outros importantes pontos serão desenvolvidos como: proximidade social dos interlocutores, fatores extralingüísticos como gestos, e principalmente a questão da aproximação dos interlocutores durante a entrevista. As entrevistadoras são duas alunas do curso de letras e o entrevistado um dos professores do curso de letras, que também é músico

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Inti Queiroz, Universidade de São Paulo. Faculdade de Letras e Ciências Humanas
    Graduanda do curso de Letras habilitação em Lingüística e Português pela FFLCH/USP (Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo).
  • Juliana Zanelato, Universidade de São Paulo. Faculdade de Letras e Ciências Humanas
    Graduanda do curso de Letras habilitação em Francês e Português pela FFLCH/USP (Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo).
  • Katiene Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Letras e Ciências Humanas
    Graduanda do curso de Letras habilitação em Italiano e Português pela FFLCH/USP (Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo).

Downloads

Publicado

2009-03-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da conversação em uma entrevista: interação entre falantes. (2009). Anagrama, 1(3), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35316