Linguagem Escolar e a Construção da Identidade e Consciência Racial da Criança Negra na Educação Infantil

Autores

  • Carolina de Paula Teles Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35324

Palavras-chave:

Linguagem, Ideal de Branqueamento, Identidade e Consciência Racial, Educação Infantil

Resumo

O presente texto aborda o papel da linguagem na constituição da identidade e consciência racial da criança negra. Constatou-se que o silêncio tem um papel relevante no que se que se refere à temática racial e educação, e nesse caso o silêncio tem resultados prejudiciais. O fato da temática não ser abordada nesse nível de ensino, dá a possibilidade de se reproduzir muitas concepções sobre a população negra. Assim, pudemos supor que mesmo que não se expresse, não significa que isso seja menos prejudicial à construção da identidade e consciência racial das crianças negras

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Biografia do Autor

  • Carolina de Paula Teles, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Marília e mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Linguagem Escolar e a Construção da Identidade e Consciência Racial da Criança Negra na Educação Infantil. (2009). Anagrama, 1(4), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35324