Crash No Limite: uma análise da representação da violência e da discriminação racial nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro com base em elementos da linguagem cinematográfica

Autores

  • Maria Luisa Hoffmann

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35331

Palavras-chave:

Cinema, Semiótica, Violência, Crash

Resumo

A violência está presente diariamente nos meios de comunicação. O cinema, a “arte do real”, pela riqueza de seus meios de expressão, tem a capacidade de levar o espectador à reflexão. Este trabalho consiste na análise da representação da discriminação que gera a violência, através de códigos da estética e da linguagem cinematográfica a partir do filme “Crash - no limite”. Para a elaboração do trabalho foram utilizados, além da bibliografia sobre representação e cinema, livros da área de Antropologia e obras sobre os atentados de 11 de setembro. A partir de uma seleção de cenas do filme, foi aplicado o instrumento da análise semiótica buscando uma melhor compreensão da realidade e da situação de discriminação entre etnias nos Estados Unidos, após os atentados terroristas de 2001

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Biografia do Autor

  • Maria Luisa Hoffmann
    Graduada em Comunicação Social habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Crash No Limite: uma análise da representação da violência e da discriminação racial nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro com base em elementos da linguagem cinematográfica. (2009). Anagrama, 1(4), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35331