O Professor no Cinema Brasileiro: representação fílmica e imaginário social

Autores

  • Adilson Ednei Felipe Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35336

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro, Professora, Sociedade

Resumo

As representações de professores nos filmes “Central do Brasil” de Walter Salles e “Anjos do Arrabalde: as professoras” de Carlos Reichenbach apresentam algumas características que, devidamente analisadas, possibilitam a identificação de elementos ideológicos e representativos de um aspecto do real, intencionais ou não, uma vez que “a ideologia do filme pode constituir um critério de julgamento que é dissociado da habilidade do cineasta – uma evidência” (FERRO, 1989: 64). Para facilitar a compreensão da explanação que se seguirá, as discussões serão definidas dentro de temáticas como gênero, profissão e sociedade

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Biografia do Autor

  • Adilson Ednei Felipe, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Pós graduando pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no curso “História, Sociedade e Cultura”.

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Professor no Cinema Brasileiro: representação fílmica e imaginário social. (2009). Anagrama, 2(1), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35336