O Teatro Político de Gianfrancesco Guarnieri sob a Censura

Autores

  • Guilherme Dearo Vieira Santos Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35359

Palavras-chave:

Censura, Teatro, Política, Gianfrancesco Guarnieri.

Resumo

O presente artigo visa analisar como a censura prévia ao teatro brasileiro moderno agiu perante o teatro político, em específico do dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri e de suas três peças políticas emblemáticas: Eles Não Usam Black-Tie; Gimba, o Presidente dos Valentes; e A Semente. Estudando os tipos e métodos de censura feita a essas peças, o artigo reflete acerca das particularidades das interdições perante um discurso teatral crítico e politizado. O estudo se dá a partir da análise dos processos de censura de tais peças, presentes no Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP

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Biografia do Autor

  • Guilherme Dearo Vieira Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Graduando em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Teatro Político de Gianfrancesco Guarnieri sob a Censura. (2009). Anagrama, 2(2), 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35359