Serviço de Referência On-line e a Semiótica

Autores

  • Jeaze Garcia Serafim Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35434

Palavras-chave:

Serviço de Referência, Semiótica, Chatterbot, Inteligência Artificial

Resumo

Poderia uma máquina auxiliar o bibliotecário de referência no atendimento ao usuário? A resposta para essa questão é muito difícil e polêmica. A união dos pensadores da Semiótica com os bibliotecários e os programadores pode ser o caminho mais próximo para uma resposta afirmativa a essa pergunta. A Inteligência Artificial é uma área de pesquisa da Ciência da Computação que busca dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de pensar, de ser inteligente. Nesse ponto entra a parceria com a Semiótica que fornecerá subsídios para o desenvolvimento de chatterbots capazes de se comunicarem com os seres humanos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeaze Garcia Serafim, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Aluno do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2010-02-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar