Jovens em Liberdade Assistida e a Escola: é possível essa relação?

Autores

  • Daniel Cardoso Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35469

Palavras-chave:

Liberdade Assistida, Educação, Estigma, ECA.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar, sob uma perspectiva sociológica, a relação da instituição escolar com adolescentes e jovens que cometeram atos infracionais, bem como, o papel que as Organizações Não Governamentais têm nesse processo. Como envolve diversos atores, tais relações são complexas e tendem a ser conflituosas. O referencial teórico para análise dessas relações foi amplamente apoiado em Michel Foucault, Zygmunt Bauman e Norbert Elias

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Biografia do Autor

  • Daniel Cardoso, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, educador popular, desenvolve pesquisa e estudos sobre direitos humanos e educação juntamente com a professora Flávia Schilling, além de integrar o grupo de pesquisa sobre o Ensino Fundamental de 9 anos, coordenado pela professora Lisete Arelaro. É membro fundador do Coletivo Cirandação e Integrante do Grupo de Pesquisa: Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder, sobre coordenação do Professor Julio Roberto Groppa Aquino.

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Publicado

2009-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jovens em Liberdade Assistida e a Escola: é possível essa relação?. (2009). Anagrama, 3(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35469