Mídia e Gestão Pública: Dominação Política das Oligarquias Brasileiras

Autores

  • Edjackson Marques Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Nadja Lívia Lucena Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35470

Palavras-chave:

mídia, poder (simbólico), gestão pública, ética, política

Resumo

O objetivo deste artigo, que é um estudo de caso escrito sob a forma de ensaio, é informar a relação entre mídia e gestão pública, responsável por grandes oligarquias do poder público no Brasil, baseando-se nas eleições de 2006 ao governo do estado da Paraíba e nas conseqüências do resultado. Pretendendo mostrar, através de fatos intrínsecos e externos ao Estado, uma interpretação crítica de como o discurso governamental aparece na imprensa, a partir de objetivos comuns entre as partes, políticas de favorecimentos, clientelistas, ou seja, através da manipulação política do poder simbólico. Analisam-se os aspectos ideológicos e econômicos por trás da relação compactuada no marketing político, apontando como objeto o caso da ligação entre dois grupos políticos da Paraíba e seu discurso em empresas como a WSCOM, Jornal da Paraíba e Jornal Correio da Paraíba

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Biografia do Autor

  • Edjackson Marques Ferreira, Universidade Federal da Paraíba
    Graduando em Administração, pesquisador da área de Mídia e Administração Pública. Atual pesquisador de administração das universidades públicas brasileiras.
  • Nadja Lívia Lucena, Universidade Federal da Paraíba
    Graduanda (UFPB/GPCEO), nadjalivia@gmail.com

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Publicado

2009-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mídia e Gestão Pública: Dominação Política das Oligarquias Brasileiras. (2009). Anagrama, 3(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35470