A Linguagem do corpo e a Comunicação nas Organizações

Autores

  • Aline Katia de Gois Centro Universitário Nove de Julho
  • Maria Francisca M. Nogueira Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Comunicação Social e Biblioteconomia
  • Nadia Vitorino Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35533

Palavras-chave:

Comunicação. Linguagem não verbal. Relações de trabalho

Resumo

Pretende-se neste artigo formular algumas ideias acerca da importância da comunicação não verbal nas relações internas das organizações. Para isto, buscaram-se, na Psicologia, conhecimentos acumulados sobre a linguagem corporal, para demonstrar o quanto essa linguagem pode constituir elemento importante para a comunicação eficaz entre os indivíduos. O esforço consiste em chamar a atenção para a linguagem do corpo, mostrando que ela pode ser reveladora das relações de comunicação. O corpo fala, expõe “verdades”, reforça ideias, favorece ou dificulta o entendimento; enfim, dá ênfase à comunicação

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Katia de Gois, Centro Universitário Nove de Julho
    Aluna do curso de Psicologia do Centro Universitário Nove de Julho e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Complexidade, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Maria Francisca M. Nogueira, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Comunicação Social e Biblioteconomia
    Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP, líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Complexidade, da Faculdade de Comunicação Social e Biblioteconomia da UFG.
  • Nadia Vitorino Vieira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), doutoranda em Filosofia pela PUC SP, psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo/Centro de estudos de historia e filosofia das ciências da saúde (UNIFESP/CEHFI) e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Complexidade, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG.

Downloads

Publicado

2011-04-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Linguagem do corpo e a Comunicação nas Organizações. (2011). Anagrama, 4(4), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35533