A variação linguística no ensino de língua materna: o que o professor deve fazer na sala de aula?

Autores

  • Cecília Souza Santos Sobrinha Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Odilon Pinto de Mesquita Filho Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35537

Palavras-chave:

Ensino, língua materna, variação linguística, gramática normativa

Resumo

Este artigo pretende discutir como os professores de Língua Portuguesa trabalham a variação linguística na sala de aula, levando em consideração os princípios estabelecidos pela gramática normativa, ainda um grande problema a ser enfrentado pelos docentes de ensino de língua materna, que sentem dificuldades no momento de transmitir para os alunos os velhos métodos arcaicos, retirando da língua toda a sua dinamicidade e vivacidade

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Biografia do Autor

  • Cecília Souza Santos Sobrinha, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Discente do Curso de Letras (Português/ Espanhol) DLA/UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz).  Bolsista do programa PIBIC/ FAPESB (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia).
  • Odilon Pinto de Mesquita Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Docente, orientador da pesquisa, professor adjunto em Linguística (UESC/DLA) e professor  do Mestrado em Linguagens  e Representações. Doutor em Linguística pela UFBA.

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Publicado

2011-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A variação linguística no ensino de língua materna: o que o professor deve fazer na sala de aula?. (2011). Anagrama, 4(4), 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35537