O Julgar Contemporâneo: apontamentos da presença kantiana na arte-educação

Autores

  • Renan Marcondes Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35599

Palavras-chave:

Estética. Kant. Julgamento. Arte-educação. Contemporaneidade

Resumo

Artigo que possui como objeto primordial de estudo a validade do ato de julgamento estético proposto por Kant em suas reconsiderações nas teorias vigentes de experiência estética, cognição e relação espectador e obra. Visa apontar conceitos Kantianos que foram e estão sendo revistos por pensadores contemporâneos acerca da arte para possibilitar a problematização de algumas teorias de pensadores amplamente utilizados na arte-educação que – em alguma instância – retomam o ato de julgar, como Abigail Housen, Edmund Feldman e Robert Ott

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Biografia do Autor

  • Renan Marcondes, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
    Graduando em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, possui um campo de experimentação poética com linhas de pesquisas direcionadas a relação entre o homem e a informação/conteúdo por ele recebido e assimilado. Academicamente, foca-se na discussão sobre a estética contemporânea e em como se dá a relação espectador x obra.

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Publicado

2011-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Julgar Contemporâneo: apontamentos da presença kantiana na arte-educação. (2011). Anagrama, 5(1), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35599